COMENTÁRIOS/ENVIO DE ARTIGOS E FOTOS/SUGESTÕES

Para sugestões, envio de artigos e fotos que queiram ser postados e comentários, usem nosso e-mail:

ivaschin@gmail.com

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

POR QUE DORMIMOS?


Até onde sabemos, todas as criaturas do planeta dormem exatamente como nós (embora o tempo que escolhemos para dormir varie). Então, obviamente dormir deve ter um propósito chave para tudo o que é vivo, não? Bem, a Ciência não faz ideia.Tudo que temos são explicações mal dadas com as quais nem todos os cientistas concordam.
Por que dormimos?

***

Existe uma teoria que diz que dormir serve para “limpar” o cérebro após um longo dia de aprendizado. Enquanto vivemos, o cérebro faz milhões de novas conexões graças a tudo o que você faz ou vê em sua rotina. Outra teoria diz que, ao invés de eliminar essas coisas desnecessárias, o cérebro pode estar reforçando aquilo que você realmente precisa. Cientistas observaram que quando os ratos dormem, usam os mesmos neurônios de quando se exercitam pela manhã. Isso significa que os roedores estão essencialmente revivendo o dia e praticando os mesmos exercícios. A observação levou aos estudiosos a admitirem a ideia de que dormir é crucial para formar memórias e aprender.

***

Mas existe um problema com as duas teorias. Plantas e microrganimos, conhecidos como “coisas sem cérebro”, possuem estados de dormência muito similares ao sono, o que gera dúvida sobre a teoria do “dormir é bom para o cérebro”. Ainda, cientistas descobriram uma mutação genética que permite as pessoas dormirem de duas a quatro horas por noite sem nenhum efeito colateral. Então dormir é inútil? Fique feliz por saber o mesmo que os cientistas sobre o assunto.