COMENTÁRIOS/ENVIO DE ARTIGOS E FOTOS/SUGESTÕES

Para sugestões, envio de artigos e fotos que queiram ser postados e comentários, usem nosso e-mail:

ivaschin@gmail.com

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MARKETING DE NICHO


Para se definir o que vem a ser um marketing de nicho é preciso em primeira mão entender o que vem a ser um nicho de mercado, ou seja, detectar uma pequena oportunidade na grandiosidade mercadológica no qual podemos explorar com ações e estratégias sempre em busca de uma solidificação organizacional.
O nicho de mercado se define em algum segmento ou público que estão, hoje, mal explorados, o que significa não ter nenhuma projeção futura para tal segmento e até então é uma oportunidade para se ter sucesso amanhã.
Exemplificando, vejo hoje em dia como grande nicho de mercado a população da terceira idade, que cresce assustadoramente devido á condição de longevidade que vem em constante crescimento em sua reta gráfica. Este público é hoje mais saudável, se cuida mais e principalmente, é um público vaidoso e que gosta de se apresentar bem cuidado e bonito publicamente. Em sua maioria são independentes financeiramente, e, esta verba a qual detêm, é especificamente para seus gastos próprios.
O marketing de nicho é bem igual ao marketing de segmento, a diferença é que os segmentos são maiores e os nichos se concentram em um segmento menor e distinto, que talvez possa ser atendido de forma exclusiva. O profissional de marketing pode identificar um nicho subdividindo um segmento ou definindo um grupo que procura e/ou necessita de um mix de produtos e serviços distintos.
Devido ao afunilamento do mercado, onde as grandes empresas estão cada vez mais preparando seus profissionais e formando equipes qualitativas para abocanhar uma boa parte do mercado, as oportunidades estão escassas, ou em sua maioria, inexistem. É importante que se tenha criatividade e saiba definir uma boa oportunidade quando se observa algum quadro de dependência, reclamação ou informação no mercado, toda cena pode apontar uma nova oportunidade, basta ser criativo.
Sucesso e fiquem de olho!!!

IVAIR FARIA
Administrador de empresas com ênfase em marketing
MBA: Liderança e gestão de pessoas
Blog: fishermanofthesky.blogspot.com
Facebook: Ivair Faria
Twitter: @ivairfaria
E-mail: ivaschin@gmail.com

Nenhum comentário: