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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MARKETING DE SEGMENTO



Para se obter sucesso nas ações estratégicas é preciso segmentar seu negócio, seja ele qual for. Segmentar nada mais é que “dividir” em partes, ou seja, separar os segmentos para que as ações sejam direcionadas, isso vale para o mercado, para seus clientes e até mesmo seus funcionários, tudo em prol de minimizar o erro com relação á ações.
Diante da concorrência, escolhe-se a opção de oferecer uma experiência ao consumidor, deixar que ele teste o produto, faça uso e descubra quais são os benefícios que o acompanham durante o período em que o testa.
Com as facilidades criadas por programas (softwares) sofisticados é possível inserir o consumidor no ambiente desejado, o uso destas ferramentas possibilitam o consumidor ou mesmo o gestor, criar um mundo virtual e tridimensional que os deixam á vontade pra passear e conhecer o produto.
Em minha passagem por uma distribuidora de bebidas, fizemos um estudo de mercado e nele segmentamos nossa região em canais de vendas, “mercearias”, “padarias”, “bares”, “Supermercados” (estes foram subdivididos em pequeno, médio e grande), “restaurantes”, “varejão”, “mercearias”, “conveniência”, “postos de gasolina”, “botecos” ...  E por ai vai. Nesta segmentação pudemos traçar uma variedade de ações e estratégias condizentes com cada segmentação, pois nelas, percebíamos um publico diferenciado, no qual, uma ação realizada numa padaria não poderia ser inserida num barzinho, isso não teria sucesso nas execuções. 
Em sua maioria, o marketing de segmento visa também o não desperdício e as ações são realizadas como investimentos devido ao rápido pay back e nunca serão vistas como custo num plano de negócios, centro de custos, que a empresa deve possuir.
Cada vez mais os profissionais de marketing devem conhecer seus produtos ofertados, usar as estratégias que tragam o consumidor ao produto e serviço e que o deixem provar, facilitando assim a possibilidade de compra. O perfil de um certo consumidor que tem condições e desejo de possuir um carro popular, não poderá ser prospectado numa negociação com carro de luxo, isso é perda de tempo, então, segmente seu negócio, seja ele qual canal for!

Sucesso e fiquem de olho!!!

IVAIR FARIA
Administrador de empresas com ênfase em marketing
MBA: Liderança e gestão de pessoas
Blog: fishermanofthesky.blogspot.com
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